Telefone: (55) 9 9966-1025

WhatsApp: (55) 9 9966-1025

Rua Cândido Falcão, 770, Centro – São Borja, RS

Acabou a paz? Infiltração no imóvel? Calma, vamos resolver juntos!

Encontrar infiltração no seu lar pode ser um pesadelo, mas não precisa ser! Este guia prático te mostrará o caminho para solucionar o problema de forma rápida e eficiente, seja você inquilino ou proprietário.

Primeiro passo: identificar a origem da infiltração.

É fundamental descobrir de onde vem a água para que o reparo seja feito da maneira correta. Se você for inquilino, comunique imediatamente a imobiliária. Eles acionarão o proprietário para ele tomar as medidas cabíveis. Já se você é o proprietário deve analisar o problema e iniciar o processo de reparo.

Segundo passo: definir quem é responsável.

A lei é clara: infiltrações são consideradas problemas estruturais e, portanto, de responsabilidade do proprietário do imóvel. Isso significa que ele é quem deve arcar com os custos do reparo.

Exceções:

  • Falta de manutenção e limpeza: Se a infiltração for causada por negligência do inquilino, como falta de limpeza de calhas ou vazamentos em pias e tanques, os reparos serão de sua responsabilidade.
  • Danos causados por terceiros: Se a infiltração for causada por obras no imóvel vizinho, por exemplo, o proprietário do imóvel danificado deve buscar reparação junto ao responsável pelo dano.

Terceiro passo: resolver o problema!

Com a origem da infiltração identificada e a responsabilidade definida, é hora de colocar a mão na massa! O proprietário deve contratar um profissional especializado para realizar o reparo o mais rápido possível.

Lembre-se: a infiltração pode causar danos à estrutura do imóvel e à saúde dos moradores, por isso, agir com agilidade é fundamental.

Dicas extras:

  • Documente tudo: Tire fotos e vídeos da infiltração e guarde os comprovantes de qualquer gasto com reparos.
  • Seja paciente: Resolver uma infiltração pode levar tempo. Mantenha a calma e colabore com o proprietário e/ou a imobiliária para encontrar a melhor solução.
  • Diálogo é a chave: A comunicação clara e aberta entre inquilino e proprietário é essencial para solucionar o problema de forma harmoniosa.

Com este guia prático e as dicas extras, você estará pronto para enfrentar qualquer infiltração no seu imóvel!

Esse artigo foi útil?